3 Fatos que comprovam que acidentes com eletricidade são mais sérios do que você imagina

A grande maioria das pessoas sabe que acidentes com eletricidade são capazes de matar. No ano de 2014, só no Brasil, foram registradas 471 mortes decorrentes de acidentes envolvendo eletricidade, quase dez vezes mais do que o número registrado no ano anterior.

Acidentes com eletricidade podem até não levar um indivíduo à óbito, mas pode provocar queimaduras graves, além de tontura, formigamento no corpo e contração involuntária dos músculos.

É pensando nisso que hoje, vamos te mostrar 3 fatos que comprovam que acidentes com eletricidade são mais sérios do que você imagina, além de falar sobre a importância de manter a parte elétrica da sua casa em dia, nas mãos de um bom profissional.

1- Prejuízo na saúde psicológica

Além dos perigos para a saúde física que um acidente com eletricidade pode provocar, também vale considerar os danos à saúde da mente. A partir do momento no qual a corrente elétrica atravessa o cérebro humano, ele está propenso a alterações no humor, no sono, perda de memória recente e ainda propensão à irritabilidade.

2- Alterações cardíacas

O nosso coração pode sofrer de diversas formas devido à um acidente com eletricidade. Uma delas é a alteração dos batimentos que pode resultar numa arritmia ou mesmo a uma parada cardíaca capaz de levar o indivíduo à morte.

3- Problemas no tecido nervoso

Após uma descarga elétrica, o corpo absorve uma grande parcela dessa energia que pode causar tanto queimaduras quando danos graves no tecido nervoso, que podem alterar sistemas importantes do corpo, como o responsável pela respiração.

Os danos no tecido nervoso podem provocar pequenas ou grandes lesões nos músculos, capazes de contraí-los, bem como ocasionar desmaios ou paradas respiratórias.

Como evitar acidentes com eletricidade?

Agora que você já sabe como esses acidentes acontecem, chegou a hora de ficar por dentro de algumas dicas sobre como evitá-los. Portanto, em todo caso:

  • Mantenha a distância de fios e equipamentos de rede elétrica nas ruas;
  • Fique longe de torres de transmissão, o aviso está ali por algum motivo;
  • Se um fio elétrico partido cair sobre seu carro, não desça dele. Procure ajuda;
  • Cheque o estado das instalações elétricas em sua casa;
  • Antes de uma reforma, desligue a chave de energia. Além disso, procure sempre a ajuda de um bom eletricista;
  • Ao trocar uma lâmpada, desligue o interruptor antes;
  • Jamais mexa na parte interior de aparelhos eletrônicos como televisões e computadores;
  • Não coloque talheres ou outros objetos metálicos dentro de fornos elétricos ou micro-ondas;
  • Antes de mudar a temperatura do chuveiro, desligue-o;
  • Nunca mexa em aparelhos elétricos com os pés ou mãos molhadas;
  • Se você vai limpar sua geladeira, por exemplo, desligue-a da tomada;
  • Não conecte muitos aparelhos na mesma extensão, isso pode causar um curto circuito.

Acidentes que envolvem eletricidade são muito sérios, pois mesmo que não levem um indivíduo à morte, podem deixar graves sequelas. Por isso, siga as dicas acima e tome os cuidados necessários para se ver longe desse tipo de acidente.

Social tagging: > > > > >

Deixe uma resposta